Construção de um Wiggler para JTAG

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Construção de um Wiggler para JTAG

Mensagem por Lucas Mousinho em Qui 24 Mar 2011, 12:49

Olá!

Bem, eu não tenho muitos conhecimentos na parte eletrônica ainda (apesar de estar "perto" de me formar em eng. da computação, eu me foco quase 90% em software =p), e gostaria de saber se alguém tem um esquema para construção de um Wiggler que seja compatível com um cabo arm de 20 pinos (para fazermos as ligações que estão catalogadas na Wiki) e tenha saída para uma porta paralela (aquelas lentinhas de impressoras pré-históricas, q ainda são bem uteis em alguns casos, hehe). O cabo seria algo semelhante a isso:

O esquema para portas paralelas que eu consegui, foi o abaixo:

Com as seguintes infos:

D7 ~ D0 Pinos de Dados (registo no endereço 0x378 para LPT1)
S7 ~ S3 Pinos de Estado (registo no endereço 0x379 para LPT1)
C3 ~ C0 Pinos de Controle (registo no endereço 0x37a para LPT1)

Mas não faço idéia de como gerar a ligação, alguem tem noção? Seria só ligar direto na pinagem e botar uns resistores?

Eu vi pelo twitter que o O3 tava criando um, assim seria mais facil de conseguirmos adeptos ao projeto, pois poderiamos fabricar nossos próprios cabos para fazer o jtag, apesar de por porta paralela o processo ser extremamente lento, sem ter que comprar aqueles dongles usb (meio carinhos =p).
Lucas Mousinho
Membro

Ver perfil do usuário

Re: Construção de um Wiggler para JTAG

Mensagem por DesmondMiles em Qui 24 Mar 2011, 20:25

pior que e verdade tava procurando Jtag pela net mas não to achando =/
DesmondMiles
Novato

Ver perfil do usuário http://correriavirtual.blogspot.com

Mensagem por TripleOxygen em Qui 24 Mar 2011, 22:32

Para fabricar um Wiggler compatível com o Zeebo, use o projeto postado no fórum XDA-Developers. Lá no Wiki, no artigo sobre JTAG, tem o link.

Você precisa de um transceiver (ou melhor ainda um level shifter) como "nivelador" dos níveis de tensão entre a porta paralela e o Zeebo. A interface JTAG do MSM7201A trabalha com 2,6V e muitos Wigglers não servem, pois o transceiver usado (geralmente o 245) não é o variante para baixas tensões. Fica difícil saber disso nos vendidos no MercadoLivre, pois nenhum vendedor sabe informar. Mesmo para os USBs, existem alguns que não trabalham com 2,6V, então vale prestar atenção também. Ah, você sabe bem do que estou falando. Aula de Circuitos/Sistemas Digitais? Família 74XX? 74HC245? :-)

O que farei é baseado no projeto do XDA. Infelizmente é difícil achar o CI aqui no Brasil (na Farnell tem, mas o valor do frete é ridículo), por isso estou esperando chegar para fazer. Aí sim vou testar, escrever o script 100% para o OpenOCD e publicar no Wiki.

Sobre a velocidade, se não pretende pesquisar e "fuçar", não fará diferença. Só usará para alterar alguns bytes na RAM, isso é instantâneo. Agora, se quiser fazer dump da RAM, etc... aí sim complica com Wiggler.

Não enviem MP com perguntas que já estão no FAQ ou algum tópico, simplesmente não será respondido. Se mesmo assim ainda estiver com alguma dúvida, abra um tópico na seção adequada.
TripleOxygen
Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://www.tripleoxygen.net

Mensagem por Lucas Mousinho em Sex 25 Mar 2011, 12:38

Eu dei uma olhada no circuito postado la no XDA. Ele usa um transceiver 74LVC245, achei a venda no ebay, mas tá mais caro que o 74HC245, ambos trabalhando entre 1,6 e 3,6 volts, certo? Vai utilizar um apenas para controle da tensão, né?

Os dois modelos são semelhante? Ainda não olhei o datasheet dos dois...

Nunca me dei bem com os professores de circuitos, eles sempre pegavam no meu pé xD

O circuito é meio "grandinho", acho que da menos trabalho montar numa protoboard do que embutir na "caixinha" do conector paralelo =p

O foda de comprar de fora é que vai demorar muito para chegar. Eu sempre compro e demora em torno de 1 a 2 meses (salvo raras exceções), dei uma olhada na Farnell, e pqp, eles cobram no frete mais barato 25 reais só para umas pecinhas minúsculas lol..

Eu pretendia fuçar sim =p, ouvi dizer que para fazer dump de meros 256mb demorava quase 2h xD... Ainda compro um dongle jtag usb decente algum dia xD

A minha intenção na verdade era começar a trabalhar homebrews para o console (nada que estimulasse a pirataria =p, seria algo como jogos próprios e alguns programinhas), só que preciso fazer o jtag para trabalhar nisso.
Lucas Mousinho
Membro

Ver perfil do usuário

Mensagem por DesmondMiles em Sex 25 Mar 2011, 21:53

O meu vou fazer no protoboard, tenho que queixa um la da escola, pq o que eu tenho aqui estou usando para outra coisa Razz nem tinha visto isso na Wiki quando eu fizer (quando tiver tempo pra respirar) vou bater umas fotos colocar aqui
DesmondMiles
Novato

Ver perfil do usuário http://correriavirtual.blogspot.com

Mensagem por TripleOxygen em Sab 26 Mar 2011, 11:05

O HC não serviria. Apesar de trabalharem na mesma faixa, as entradas do HC só suportam Vcc + 0.5V, ou seja, para um alvo de 2.6V (o Zeebo), máximo nos pinos seria 3.1V. A porta paralela trabalha com 5V, o que mandaria o CI "desta para melhor". Já o LVC, tem entradas 5v tolerant (na verdade, até 5.5V), sendo o ideal neste caso.

Funcionalmente são semelhantes, mas com características elétricas diferentes.

Cabe sim na caixa do conector. Mesmo em invólucro DIP cabe, montando no tipo dead-bug. Smile

Pois é, e no meu caso, acho que vai demorar mais que o esperado. Já tem um tempo que pedi, mas tenho o pressentimento. Razz O frete na Farnell era pior ainda. Um absurdo.

O dongle que uso suporta clock adaptivo e consegue ~44 kB/s do Zeebo. Ou seja, ~50 min para um dump da RAM de 128MB. Imagina isso no Wiggler...
Se for para rodar homebrew, é só um patch simples: basta um comando no OpenOCD. Não fará diferença.

Não enviem MP com perguntas que já estão no FAQ ou algum tópico, simplesmente não será respondido. Se mesmo assim ainda estiver com alguma dúvida, abra um tópico na seção adequada.
TripleOxygen
Admin
Admin

Mensagem por Lucas Mousinho em Dom 27 Mar 2011, 15:53

Pois é, vai demorar bastante se eu comprar agora =/... Pretendes colocar algumas unidades a disposição para venda quando chegar as suas peças? =]

Sabes me dizer se para rodar homebrew no zeebo, o mesmo tem que ser compilado para rodar no brew do console? Ou tem algum outro meio de gerar um binário compatível com o processador dele?
Lucas Mousinho
Membro

Ver perfil do usuário

Mensagem por TripleOxygen em Seg 28 Mar 2011, 19:40

Sim, comprei um número bom de componentes, dá para montar algumas unidades e vendê-las.

O aplicativo tem que ser compilado para o BREW, usando o SDK correto: Link

TripleOxygen
Admin
Admin

Mensagem por dinhoin em Seg 28 Mar 2011, 20:52

E vc vai vender por quantos reais ?
dinhoin
Membro

Ver perfil do usuário

Mensagem por TripleOxygen em Ter 29 Mar 2011, 09:13

Só depois de terminar um que vou saber, tenho que incluir o custo da placa também, por exemplo.

TripleOxygen
Admin
Admin

Mensagem por Armandaoo em Qui 14 Abr 2011, 20:01

Alguém ai já tentou construir o tal cabo?
Vi uns no Mercado Livre pra comprar, tem algum ali que vocês recomendam? Quero tentar tbm ^^
Armandaoo
Membro

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lucas Mousinho em Qui 14 Abr 2011, 20:22

O O3 está produzinho alguns cabos JTAG, no momento ele ofereceu para alguns "beta testers" enquanto aguarda chegar as peças restantes para construir mais =]. Qualquer coisa fala com ele.

Eu tentei fazer mas a dificuldade em encontrar o transciever por aqui e a demora para chegar do exterior atrapalhou bastante =/
Lucas Mousinho
Membro

Ver perfil do usuário

Mensagem por Armandaoo em Sab 16 Abr 2011, 11:06

Certo, valeu Lucas ^^
Vou fazer uma gambiarra nervosa aki pra montar um.
Armandaoo
Membro

Ver perfil do usuário

Mensagem por Legio em Sab 16 Abr 2011, 15:45

Achei em Sampa o CI, mas apenas SMD, isto é uma droga soldar na marra..
Tbm fui criar a PCB de acordo com o documento no XDA, mas nunca havia usado programas(mais que necessário no caso do uso de peças SMD) e tô levando uma surra. =/
Legio
Novato

Ver perfil do usuário

Mensagem por TripleOxygen em Seg 18 Abr 2011, 00:38

Hoje terminei o r1 e testei. Funcionou legal. Smile Um pouco instável, mas já tinha percebido isto antes quando testei o Signalyzer sem RTCK, e parece ser culpa do próprio Z.

Porém, o problema maior acontece quando o ARM11 inicia. Então, fazendo as alterações antes disso acontecer (halt em alguns segundos após ligar), tudo OK. É o suficiente para usar os patchs conhecidos até então.

Estou revisando o esquemático e o layout da PCB. Houve um pequeno oops na placa, que corrigi com um estilete. Laughing E também, apesar que falei que faria o dongle um pouco genérico para ser usado em qualquer outro alvo, acabei tornando-o um pouco mais específico ao Z, e assim, evitar passos adicionais para usá-lo. Tem que funcionar, ponto. Smile

Mesmo assim, ele pode SIM ser usado em outros lugares. Testei com sucesso em uma mini2440. E a vantagem de se usar o LVC245, é que o dongle suportará uma faixa bem maior de tensões que muitos Wigglers vendidos por aí (e.g. ML).

Para quem quiser montar, aguarde que vou postar a versão que montei, está mais simples que a postada no XDA, pois removi o que não era importante no caso do Z.

Em breve envio este r1 para o Lucas Mousinho. Como disse, é um protótipo e tem cara de "bem caseiro" mesmo. Até o número 1 do r1 no cobre saiu, pois a trilha ficou muito fina. Laughing

http://twitpic.com/4m51x7

TripleOxygen
Admin
Admin

Mensagem por Legio em Seg 18 Abr 2011, 12:17

Opa, valeu O³, mas veja lá sua foto no twitpic, está com o Serial Number exposto. Já não tá se importando com a TT? (:

Cara, vc tbm usou SMD, eu peno pra soldar estas porcarias..
A empresa que comprei o CI foi a MIB comercial: http://www.mibcomercial.com.br/
Eles não vendem na loja(inclusive estava perto a trabalho e fui bater lá, quase não me atenderam), só por telefone ou pedidos por email. 2 conto cada CI, comprei 5. Cool
Legio
Novato

Ver perfil do usuário

Mensagem por TripleOxygen em Sex 22 Abr 2011, 01:35

Nah, é só o serial da placa base. Smile

Meu plano era encomendar as PCBs de fabs, mas acabou enrolando. SMD é muito mais prático e "compacto". Por reflow, é muito tranqüilo.

Tinha visto este site mesmo, mas achei que só vendiam no atacado, ficando inviável para as pessoas comprar poucas peças. Um tanto caro por peça, eh!? Laughing

TripleOxygen
Admin
Admin

Mensagem por Legio em Sab 23 Abr 2011, 09:29

Ah, mas se for comprar em pouca quantidade e precisar de rapidez na entrega, acho que vale a pena. Pra quem mora na cidade de São Paulo acho que eles fazem entregas até por motoboy.

É, eu tava vendo como usar aqueles forninhos elétricos pra fazer reflow. Smile
Legio
Novato

Ver perfil do usuário

Mensagem por TripleOxygen em Sab 30 Abr 2011, 20:51

Atualização na página sobre JTAG: http://projects.tripleoxygen.net/openzeebo/index.php?title=JTAG

Já tem o projeto r2 do cabo, mais simples que o do XDA. Adicionei também mais detalhes para usuários Windows.

TripleOxygen
Admin
Admin

Mensagem por Hi-top em Dom 01 Maio 2011, 13:05

E ai cara ficou bem mais pratico montar esse Wiggler, então eu fui ao centro da cidade e encotrei duas lojas de eletronica que poderiam me montar o Wiggler eu só queria tirar algumas duvidas

O senhor da loja ele me pedio o diagrama para montar o Wiggler esse tal diagrama seria aquele documento que criou ontem o R2_sch

Aquela barra de pinos eu tenho que sodar em todos conectores na placa do zeebo??

Valeo a ajuda

Hi-top
Membro

Ver perfil do usuário

Mensagem por TripleOxygen em Dom 01 Maio 2011, 14:11

Sim, R2_sch.

A barra é só para facilitar as conexões. Se quiser soldar fios diretamente na placa, fica a seu critério.

TripleOxygen
Admin
Admin

Mensagem por dinhoin em Qua 13 Jul 2011, 23:46

fez algum jtag ai?

quero um y.y
dinhoin
Membro

Ver perfil do usuário