Utilizando um Wiggler para fazer JTAG no Zeebo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por Lucas Mousinho em Ter 10 Maio 2011, 23:48

Estou criando este tópico para auxiliar a quem tentar realizar o processo de JTAG no Zeebo utilizando um Wiggler por porta paralela.

Antes de tudo queria deixar aqui meus agradecimentos ao TripleOxygen, que me enviou um Wiggler JTAG e auxiliou dando dicas do que fazer para efetivar o procedimento.

OBS: Não me responsabilizo por eventuais danos que seu console possa sofrer, se for acompanhar meu "passo a passo" faça por sua conta e risco.

Para realizar o processo, utilizei os seguintes itens:

- Wiggler JTAG (REV 1, criado pelo O3)
- Fios de cobre (De preferência aqueles com pinos nas pontas)
- Cabo de mini-usb para usb
- Barra de pinos 5x2 (compre uma daquelas grandes e quebre com um estilete)
- Cabos para arm ou ide (aqueles de HDs antigos)
- Ferro de solda com solda (:p)

Primeiramente abri o Zeebo seguindo o passo a passo que estava no site do TripleOxygen (http://www.tripleoxygen.net/wp/2010/10/zeebo-teardown/). Tive um pouco de dificuldade para tirar a "tampa" superior, mas com a ajuda de uma chave de fenda consegui. :p

O próximo passo foi soldar a barra de pinos nos pontos de JTAG (facilita e muito a utilização). Nesta parte recomendo muito cuidado e atenção a qualquer um que tente, se não souber como fazer pontos de solda, peça para alguém que saiba... Eu por exemplo, apesar de ter alguma experiência, consegui uma queimadura fu@#$% no meu dedão por um movimento em falso (os pontos são muito pequenos e próximos um dos outros).

Com a barra de pinos soldada, liguei o wiggler no computador, e os pontos de JTAG no wiggler (utilizando o cabo do arm, ide e os fios de cobre), seguindo o esquema demonstrado na wiki para ligação dos pinos por arm 14 pinos (http://projects.tripleoxygen.net/openzeebo/index.php?title=JTAG).

Abaixo algumas fotos dos pinos soldados e do Wiggler com os cabos e fios ligados:

OBS: Recomendo vocês fazerem um trabalho menos porco do que o meu com a ligação dos fios de cobre xD... Mad

Com a parte para o JTAG pronta, fui para os softwares. Caso esteja utilizando Windows (no meu caso era o XP), é preciso ativar as portas paralelas para o nível de usuário, algo que o sistema não faz nativamente. Utilizei um programa chamado UserPort e liberei o acesso necessário.

Com o OpenOCD instalado (não esqueça de instalar o driver que se encontra na pasta do programa, caso contrário ele não funcionará corretamente), fui a pasta target e criei um arquivo com o seguinte código (chamei o arquivo de msm7201a_arm9.cfg):

Código:

Zeebo ARM9 OpenOCD script

## Depende do cabo/dongle utilizado!
interface parport
parport_port 0x378
parport_cable wiggler
# Altere também, a linha de clock, travando-o em um valor baixo
jtag_khz 100

reset_config none

set _CHIPNAME arm926ejs
set _ENDIAN little
set _CPUTAPID 0xa01700e1

jtag newtap arm9 cpu -irlen 4 -ircapture 0x1 -irmask 0xf -expected-id $_CPUTAPID

set _TARGETNAME arm9.cpu
target create arm9 arm926ejs -endian $_ENDIAN -chain-position $_TARGETNAME

arm7_9 dcc_downloads enable
arm7_9 fast_memory_access enable

proc mf { } {
  halt
  arm mcr 15 0 1 0 0 340348
}

proc mo { } {
  arm mcr 15 0 1 0 0 340349
  resume
}

proc rst { } {
  mf
  reg pc 0xFFFF0000
  mo
}

proc brew { } {
  mf
  mww phys 0x11428800 0x1008000
  mo
}

proc em { } {
  mf
  mww phys 0x11428800 0x1007001
  mo
}

O código acima foi retirado da Wiki, com algumas pequenas alterações. Como estava utilizando Windows, troquei a variável parport_port de 0 para 0x378.

Com o arquivo criado, abri o console do Windows, digitei o comando do OpenOCD (openocd -f target/msm7201a_arm9.cfg -c "init" -c "halt"), SEM PRESSIONAR O ENTER AINDA, liguei o Zeebo, contei um tempo em torno de 2 a 3 segundos, e pressionei enter para executar. O timming no Zeebo é algo extremamente chato, o processo tem que ser feito no tempo certo, caso contrário falhará.

Tudo ocorreu bem, e me conectei com sucesso ao console. Abrir uma nova janela com o console do Windows, e digitei o comando telnet localhost 4444 (para mais informações: http://projects.tripleoxygen.net/openzeebo/index.php?title=JTAG). No prompt do OpenOCD, primeiramente digitei o comando "poll off", não esqueça de utiliza-lo caso faça o processo por um Wiggler, o O3 havia me falado algo sobre o comando impedir que o OOCD fique atualizando o status do JTAG a todo momento (me corrijam se eu estiver errado), e isso faz com que não apareçam uma infinidade de erros e mensagens de falha, devido a instabilidade do Wiggler por porta paralela.

Com o comando "poll off" executado, fiz manualmente o processo para iniciar o APP Manager do Brew, digitando o comando "mww phys 0x11428800 0x1008000", e logo após um "resume". O mesmo processo poderia ser feito chamando a função "brew" criada no arquivo acima (sem esquecer do "poll off").

Imagem do OpenOCD conectado ao console:

Se tudo ocorreu bem, a tela do APP Manager aparecerá após o boot do sistema. Fiz a ativação da porta de diagnóstico, com um cabo usb-miniusb liguei o Zeebo no PC, e utilizando o programa RevSkills copiei meu arquivo 61u.key, além de fazer backup de tudo que estava armazenado no console (o que demorou em torno de umas 2 horas), utilizando as informações do wiki (http://projects.tripleoxygen.net/openzeebo/index.php?title=Porta_de_diagn%C3%B3stico).

E é isso, estou analisando os arquivos que estavam no meu Zeebo. Em breve posto mais passo a passo de outra operações que eu fizer Very Happy...

Lucas Mousinho
Membro

Ver perfil do usuário

Re: Utilizando um Wiggler para fazer JTAG no Zeebo

Mensagem por metallizer em Qua 11 Maio 2011, 09:56

parabens pela perseverança. Soldar é isso mesmo, prática, cada vez que você fizer será melhor que na tentativa anterior.

Quem nunca fez e gostaria de tentar recomendo pegar experiencia em uma placa qualquer quebrada antes de mexer em algo funcionando.

ps: A saída A/V do seu zeebo está descascando!

metallizer
Membro

Ver perfil do usuário http://my.opera.com/metallizer1/blog/

Mensagem por Spikerli em Sex 26 Ago 2011, 16:00

Pode Utilezar o Ulink2 Usb Jtag Emulator Arm7/9 Cortex Keil Ulink Ii
ou tem que ser o Cabo Jtag...
pq eu tenho o Ulink2 Usb Jtag Emulator Arm7/9 esse e queria saber se pode usar esse????

Agradeço desde já

Spikerli
Novato

Ver perfil do usuário

Mensagem por TripleOxygen em Sab 27 Ago 2011, 11:04

Pelas especificações:
Wide target voltage range: 2.7V - 5.5V
A interface JTAG do Zeebo trabalha com 2.6V, então, *pode* ser que funcione, terá que testar.

Também, como ele não suporta ARM11, só poderá usar na interface do modem (ARM9), o que já é suficiente para quase tudo. Smile

Não enviem MP com perguntas que já estão no FAQ ou algum tópico, simplesmente não será respondido. Se mesmo assim ainda estiver com alguma dúvida, abra um tópico na seção adequada.

TripleOxygen
Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://www.tripleoxygen.net

Mensagem por ari789 em Ter 30 Ago 2011, 14:49

Belo Tutorial mas se eu não achar um Meio Mas facil de Desbloquear o zeebo
irei comprar um Cabo JTAG é mas facil que fazer um ^^

ari789
Membro

Ver perfil do usuário

Mensagem por augustoad em Ter 24 Abr 2012, 15:30

Existe algum wiggler pronto para venda? quero MUITO fazer o processo de JTAG para consertar meu console e por todos os jogos nele, e só me falta esse Wiggler JTAG. @_@

augustoad
Novato

Ver perfil do usuário

Mensagem por RAY em Sex 27 Abr 2012, 14:34

augustoad escreveu:Existe algum wiggler pronto para venda? quero MUITO fazer o processo de JTAG para consertar meu console e por todos os jogos nele, e só me falta esse Wiggler JTAG. @_@

nao cara ele nao tem tempo para terminar os oficiais do projeto infelizmente.

RAY
Membro

Ver perfil do usuário http://zeeray.forum-livre.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 07:37

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: