PodCast - Vida e Morte do Zeebo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

PodCast - Vida e Morte do Zeebo

Mensagem por MagnoMedeiros em Sex 26 Ago 2011, 10:56

"O Zeebo teve uma vida muito curta e infelizmente pouca gente teve oportunidade de conhecer. Por isso não deixe de escutar o novo eposódio do JogoramaCast onde o Fabio Regis (@fabioluizregis) do Mundo de Descobertas, Leandro Alves (@leandroalves), Nádia (@NadyGames) do Vlog Nady Games tiveram uma interessante conversa sobre o Zeebo com Alberwood (@Alberwood) do Zeeplay e KamatsuKyoto (@KamatsuKyoto) do Gamers Invaders. Relembre o lançamento do Zeebo, conheça seus problemas, seus principais jogos e muitas histórias curiosas e interessantes.

Links relacionados ao episódio
- Fórum Zeebo Club, onde o Alberwood e KamatsuKyoto são moderadores.
- Open Zeebo
- Vídeo do Zeebo Foot Camp beta que o KamatsuKyoto baixou, repare que o jogo está bem incompleto.
- Zeeloucos
- Primeiro comercial do Zeebo para TV
- Suposto ex-funcionário do estúdio ZIS responde a perguntas no Zeebo Club."

http://jogorama.com.br/noticias/4712/jogoramacast-09-vida-e-morte-do-zeebo/

Última edição por MagnoMedeiros em Sex 26 Ago 2011, 11:03, editado 1 vez(es) (Razão : Links no texto)

MagnoMedeiros
Novato

Ver perfil do usuário https://gameracademico.wordpress.com/

Re: PodCast - Vida e Morte do Zeebo

Mensagem por RssV em Sex 26 Ago 2011, 23:57

Bacana terem convidado Alberwood e KamatsuKyoto. O que mais me irritava nas matérias sobre o Zeebo de blogs generalistas era que a grande parte das críticas revelavam total desconhecimento de seus autores.

RssV
Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://www.zeebobrasil.com

Mensagem por TripleOxygen em Qua 21 Set 2011, 15:06

Até que enfim tirei um tempo para ouvir o podcast... realmente, estou com tempo livre zero para trabalhar no Zeebo ou quaisquer outros projetos (e.g. Cybergame). E não tenho previsão para voltar. :/ Pelo jeito que as coisas andam na cena do Z, não sei se tem muito futuro. Razz

Muito legal o podcast Very Happy Agora entendi o "Texto temporário" Hahahaha. E verdade, até que enfim pessoas que sabem do que falam.

Um "pequeno" rant...

A Zeebo Inc. pisou na bola, várias vezes, e feio. Com certeza esta abordagem de manter o console seco e capado de recursos foi para proteger a plataforma da pirataria, que sempre foi algo que defendiam bastante. Backfired. Isso só enfureceu os usuários e tornou o console... medíocre. Até a Zeebo pagou o preço por essa decisão: nem eles tinham a liberdade que deveriam ter e na própria plataforma. Uma verdadeira bomba.

Esta história do console aparecer no outro dia bricked é ridícula, e simplesmente não existir um mecanismo para o usuário resgatá-lo é absurdo (acho que todos os consoles desta geração têm, o PS3 sei que tem). Além de ser extremamente frágil, não havia meios de consertar. E o pior é que nem a Zeebo podia fazer muito, tinha que apelar para JTAG. Ou seja, a Zeebo está quase no mesmo nível que os usuários em matéria "do que se pode fazer" com o console. E considerando que você gaste alguns reais em um JTAG, pronto, você e a Zeebo Inc. têm o mesmo poder sobre o aparelho. E isso explica o porquê de nenhuma AT conseguir efetuar reparos no console, tendo que mandá-lo para a Z.

Até hoje não entendi o porquê de não terem liberado o slot SD para os usuários. O BREW já vêm com um player de mídia (simples, mas funcional), que reproduz áudio, vídeo e imagens. Para eles, bastava executar uma query SQL no BD da Z-Wheel para adicionar o item no menu que executasse o player. O player faz parte do BREW, não tem nenhum motivo para escondê-lo. Olha que legal, o cara poder escutar música, ver vídeos e ainda fotos na TV, que geralmente é maior que o monitor do PC?!
Foi medo de alguém achar uma falha por aí e entrar no console? Sério? Se for pela potencial viabilização da pirataria, esta também é uma preocupação da MS, Sony e Nintendo, e nem por isso deixam seus consoles à la Zeebo. Na verdade, a preocupação deles é bem maior, o que é Zeebo Inc./Tectoy perto deles?

Comportamento desse tipo, de remoção de recursos/conteúdo e privação do usuário em algo que ele pagou, é morte na certa, vide Sony PS3. E uso de técnicas/tecnologias pouco conhecidas ou novas para alcançar segurança ("se ninguém nunca viu, vai demorar para quebrarem!"), também não funciona, vide MS Xbox.

Outra coisa absurda: a Z Inc. aparentemente não podia assinar as aplicações para rodar no console, tendo que delegar o trabalho ao sistema da Qualcomm. Isso seria mais um empecilho no processo de desenvolvimento de aplicações para a plataforma. No final, não houve muitas empresas interessadas na plataforma, e a maioria dos jogos foram estrangeiros. Muito bom, para um console "brasileiro"...

O Zeebo tinha potencial, tanto no campo de entretenimento como no edu. O hardware nunca foi de ponta, mas poderia ter entregado mais. Foram as decisões e o caminho que os responsáveis trilharam que o levaram a este final.

Bem, foi mais ou menos isso o abordado no podcast, mas queria acrescentar meus 2 cents. Smile

tl;dr
A Z Inc. fez merda e o Zeebo estava fadado ao fracasso. Laughing

De qualquer forma, bacana mesmo. E valeu pela menção ao projeto!

Não enviem MP com perguntas que já estão no FAQ ou algum tópico, simplesmente não será respondido. Se mesmo assim ainda estiver com alguma dúvida, abra um tópico na seção adequada.

TripleOxygen
Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://www.tripleoxygen.net

Mensagem por MagnoMedeiros em Qua 21 Set 2011, 16:43

O podcast não é de minha autoria.
Eu sou apenas leitor do Jogorama e decidi postar por aqui esse Jogoramacast.

Acho que todos concordamos que "a Z Inc. fez merda e o Zeebo estava fadado ao fracasso".
Comprei o meu foi mais por 'consideração' e 'patriotismo'. As críticas já eram pesadas desde o começo.
Ainda que o projeto fosse interessante, estava em mãos erradas, deu noq deu.
Depois do dia 30/09/2011, já era.

Seria interessante a comunidade(nós) tomar de conta.
Vejo um futuro indie nele.
Algo semelhante ao nD:

Não seria interessante?
Uma plataforma indie nacional.
É o tipo de incentivo que a indústria brasileira precisa, tendo em vista a quantidade de gente querendo trabalhar na área mas que não possui/conhece oportunidade viável.
Muitos apostam nos portáteis, principalmente com o Android.

O primeiro passo é dominar a plataforma.
Oq vier depois é lucro.
O Open Zeebo é a chave, não abandonem o projeto.
Cool

MagnoMedeiros
Novato

Ver perfil do usuário https://gameracademico.wordpress.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: